segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Este é o tempo de semear


A Escola Bíblica é um verdadeiro semeadouro, é um grande canteiro onde o trabalhador pode se dedicar ao trabalho de semear, pois o melhor tempo para semear a Palavra é na infância. As crianças são mais abertas, mais sensíveis, e apresentam menos barreiras para receber as sementes que produzem vida abundante em Cristo.

“O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.”
(Entre a ciência e a sapiência, 1999).

Podemos acreditar que Deus gosta de jardins, pois foi lá que Ele colocou o primeiro casal. Jardins combinam com crianças, é uma ótima imagem ao se tratar da infância. Só temos um jardim se houver o cuidado do jardineiro, semeando e cuidando com zelo de cada planta. O jardim depende do jardineiro, sem seus cuidados, ele viraria um tremendo matagal.
Precisamos nos dedicar a esta obra de cuidar de nossas crianças, como um jardineiro cuida com carinho do seu jardim, vamos nos dedicar com carinho e sensibilidade as nossas crianças da igreja, são nossos filhos, nossas crianças, filhos dos nossos irmãos. Pois o tempo passa rápido, e logo elas serão os adultos que estarão interagindo neste mundo, e qual foi a semente que eles receberam durante a infância, será que eles se lembrarão dos professores da Escola Bíblica, das lições, das brincadeiras, dos festivais.
Eu creio que o nosso trabalho não é em vão, pois toda boa obra tem sua recompensa, se não agora, teremos no por vir. A EBD quer ver os filhos dos irmãos crescendo com saúde física e espiritual, para que sejam homens e mulheres com integridade, com uma fé inabalável, testemunhas do amor do Pai. Que passaram à infância recebendo um bom ensino espiritual e moral, que não se contaminaram com este mundo e seus prazeres.

domingo, 23 de agosto de 2009

O PODER DO EXEMPLO.

Eu quero começar está meditação, dizendo para os pais: “Vocês estão sendo observados”.

Nós sabemos que Deus é onisciente e que de Deus por mais que queiramos, não podemos esconder nada. Ele sabe e vê todas as coisas. Mas quando eu digo que nós estamos sendo observados, eu quero chamar a sua atenção para o fato de que os seus filhos estão os observando o tempo todo. E existe um grande poder no exemplo dos pais na educação dos filhos. Vocês sabem por quê?

Porque as crianças aprendem o que vivenciam.

A maior influência que os pais exercem sobre os filhos é pelo exemplo. Pelo exemplo que dão no seu dia-a-dia. As crianças aprendem o tempo todo com os pais, aprendem coisas boas, mas também aprendem coisas ruins. Seus filhos estão prestando atenção em vocês. Talvez não ao que vocês lhes dizem para fazer, mas certamente ao que de fato vêem vocês fazerem.

Para as crianças, para os nossos filhos, nós somos o primeiro e mais importante exemplo a seguir, eles nos seguirão nos bons e nos maus exemplos. Os pais podem tentar ensinar certos valores, mas as crianças inevitavelmente absorverão aquilo que é transmitido através do exemplo dos pais. O seu comportamento, os seus sentimentos e as suas atitudes na vida diária vão exercer uma grande influência sobre a vida dos seus filhos.

Sobre os ombros dos pais, está a responsabilidade de educar os filhos.

A maneira como nós expressamos e administramos os nossos próprios sentimentos, torna-se um modelo que será lembrado pelos nossos filhos durante toda a vida deles.

“AS CRIANÇAS APREDEM MESMO O QUE VIVENCIAM, E DEPOIS CRESCEM PARA VIVER O QUE APRENDERAM.”

2 TIMÓTEO 3 : 10-11.
Timóteo era o filho na fé do apóstolo Paulo, nas duas cartas escritas por Paulo para Timóteo, ele o chama de filho, verdadeiro filho na fé.
O apóstolo Paulo tinha um grande amor por Timóteo, e esse amor o levava a instruí-lo, a exortá-lo.
Porque o verdadeiro amor, se dedica ao trabalho de educar, e verdadeiramente educar dá trabalho, leva tempo, requer paciência. Deus que nos ama, tem tido trabalho conosco, tem tido paciência conosco. Ele não desistiu de nós, por isso, pais não desistam de seus filhos, não desistam de educá-los, de amá-los, de investir neles.

O apóstolo Paulo lembra a Timóteo para que permaneça nas coisas que aprendeu.

E o que Timóteo aprendeu do apóstolo Paulo, foram os ensinos da fé cristã; foi uma conduta exemplar; um propósito firme; uma fé inabalável e sincera; paciência; amor; perseverança; e a suportar os sofrimentos por amor a Cristo e a obra de Deus.

Meus irmãos: vamos nos esforçar para exercer uma influência positiva na vida dos nossos filhos.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A FÉ DIRECIONANDO AS NOSSAS ATITUDES.


HEBREUS 11 : 23 - 29.

  • A Bíblia : ensina-nos que existem dois mundos nos quais nos movemos, o mundo espiritual e o mundo material.

  • Existem dois planos, um dominando sobre o outro. O plano espiritual dominando sobre o plano natural ( material ).

  • Quando nós abrimos os nossos corações para Jesus, a venda que tampava a nossa visão do mundo espiritual é retirada.

  • O mundo espiritual é descortinado diante de nós. Nós vivíamos somente no plano natural e quando nos entregamos a Cristo Jesus, passamos a viver no plano espiritual.

  • O veículo pelo qual nos faz agir no mundo espiritual é a nossa fé em Jesus.

  • As nossas atitudes têm que ser atitudes de fé.

  • Os Vs iniciam dizendo assim: PELA FÉ.

  • Vs 23 - a fé resiste o medo. A fé é maior que o medo.

  • Vs 24 - 25 - a fé praticada nos faz resistir o pecado, nos afasta do pecado, nos faz mudar de rumo, a fé nos leva a conversão sincera. Nos faz contemplar o Senhor.

  • Vs 27 - a verdadeira fé no Senhor Jesus Cristo nos faz abandonar muitas coisas, coisas que antes eram preciosas para nós. Essa fé nos mantém firmes.

  • Vs 29 - atravessando mares a pés enxutos.

Conclusão

  • Cap 11:6 a - De fato, sem fé é impossível agradar a Deus.
  • As nossas atitudes devem ser atitudes nascidas da fé em Cristo Jesus.
  • Esta fé em Cristo nos mantêm firmes e nos levará para o Céu.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Reflexões Evangelísticas



“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Porque Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.”
Jo 3:16, 17 BLH.

• O Nosso Senhor Jesus Cristo, ama o pecador com o mesmo amor infinito com que ama você. As pessoas que não abriram os seus corações para o Senhor, não sabem a intensidade e a vontade que o Senhor tem em salvá-las, Ele anseia por elas.
• Avalie o seu amor copiando o amor de Jesus pelo pecador. Em Lucas 13:34 ( Jesus chorou por Jerusalém ).
• O amor tem olhos para ver a esperança, o potencial, e o que o pecador pode ser nas mãos do Senhor, pela graça de Deus.
• O coração paternal de Deus tem um amor que busca todo filho pródigo. O Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
• A única maneira de encontrar a ovelha perdida é alguém ir à sua procura.
• Quanto mais você ama a Deus, como cristão, tanto mais ama os perdidos. O seu coração fica cheio do amor redentivo de Deus.
• Você deseja amar os que não são dignos de amor, de curar os ferimentos, de guiar os desviados, de levantar os caídos, de recuperar os quebrados, de ajudar os desesperados, e ver o pecador salvo e transformado pelo amor de Deus?
• As pessoas são resistentes à mensagem da cruz, as Boas Novas de Salvação, mas os evangelistas não podem desanimar de buscar o perdido. O amor nunca desiste.
• Nós devemos confiar quando outros já não confiam mais.
• Devemos orar pelos não salvos.
• Devemos orar pedindo a Deus para que faça arder em nós um profundo desejo de levar o perdido à cruz de Jesus.
• Devemos amar a Igreja, os irmãos e irmãs, mas nunca devemos nos esquecer dos perdidos.
• Cl 4:3 BLH “ E ao mesmo tempo orem também por nós, a fim de que Deus nos dê uma boa oportunidade para anunciar a sua mensagem e para contar o segredo de Cristo. Pois é por isso que estou na prisão.” Vamos orar para que as portas se abram para o Evangelho.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Caminho Perfeito

Meus amados irmãos, nós ouvimos muitas pessoas dizendo: o que eu devo fazer para receber uma benção ou o que devo fazer para ser uma pessoa abençoada?

Muitas destas pessoas andam atrás de fórmulas prontas, do tipo:

Como ser um homem abençoado;

Alcance a sua benção hoje;

Seja bem sucedido e próspero.


Estas frases fazem parte de muitos livros oportunistas que são vendidos aos montes por aí.

A Bíblia, porém nos ensina que há um caminho perfeito e não uma fórmula perfeita.

A Bíblia nos ensina que há um caminho apertado, que há uma porta estreita, e este é o caminho da benção, esta é a porta para uma vida abençoada.

O justo, o verdadeiro cristão deve andar por este caminho e entrar por esta porta.

Ler: Salmo 1

Este Salmo nos diz que bem-aventurado, feliz é a pessoa que não faz certas coisas. Feliz o homem que não anda buscando os conselhos dos ímpios, que não busca o conselho e o ensino deste mundo tenebroso, o mundo irmãos é tenebroso.

O mundo jaz no maligno, o mundo está coberto de trevas, o sistema deste mundo é horrível, é medonho.

O justo rejeita o conselho deste mundo.

O cristão não fica seguindo o exemplo do mundo, não se detém no caminho dos pecadores, ele rejeita essa conduta pecaminosa, o exemplo do mundo deve ser rejeitado.

A elite deste mundo se deleita em seus delitos e nos seus pecados, não fazem a vontade de Deus, rejeitam e ridicularizam o nosso Salvador.

Tudo o que é contra a vontade de Deus é colocado como prazeroso e agradável.

A TV nos diz que o importante é ser feliz, não importa como, você pode fazer qualquer coisa desde que te deixe feliz.

Não amem o mundo, nem os seus prazeres. 1 JOÂO 2 : 15 - 17.

O homem e a mulher de Deus, os justos do Senhor, rejeitam esta conduta, rejeitam esses exemplos.

Bem-aventurado o homem que não imita a conduta dos pecadores.

O homem que quer ser abençoado não se assenta na roda dos escarnecedores, ou dos zombadores, pois a zombaria é uma manifestação malévola, irônica, maliciosa.

Essa rodinha dos zombadores não é lugar para os filhos de Deus. Os filhos de Deus rejeitam a roda dos escarnecedores.

V. 2 - O prazer do cristão está na Palavra de Deus, nos feitos do Senhor, nas promessas. O cristão lê a Bíblia, não como lê um jornal ou uma revista, ele lê sabendo que o Senhor está falando e quando o Senhor fala, todos devem se calar.

O cristão medita na Palavra e sobre a Palavra, buscando sempre aplicação prática para a sua vida. A Palavra de Deus é Perfeita, ela me dá sabedoria para viver neste mundo tenebroso. A satisfação do justo está na lei do Senhor.

V. 3 - O homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém e não se assenta na roda dos escarnecedores, mas que medita e tem prazer na lei do Senhor, é como árvore plantada junto a corrente de águas.

A Bíblia nos diz que somos Carvalhos de Justiça plantados nos átrios do Senhor.

A árvore nos dá a idéia de estabilidade e de longevidade. O cristão é como a árvore que vence as intempéries da vida, vence o sol, vence a chuva e as tempestades, e ainda abençoa muitas vidas com sua sombra e seus frutos.

COMO ANDA A SUA FOLHAGEM?

Ela está murcha e não está fazendo sombra para ninguém;

Uma árvore seca não serve de abrigo para ninguém;

Nós precisamos ser como árvores frondosas, oferecendo abrigo, sendo uma benção para muitas pessoas.

A árvore seca não está bebendo da água da vida.

Como árvores, precisamos ser estáveis, precisamos buscar a estabilidade para os nossos pensamentos e para os nossos sentimentos através da Palavra de Deus e assim no devido tempo frutificaremos para Deus.

V 4 - Os ímpios não são assim; são bem diferentes, são como palha e não como árvores. A palha é sacudida e levada pelo vento até desaparecer. Quantos ímpios que nos perseguiam desapareceram!

Os ímpios não resistirão e não poderão fazer parte da congregação dos justos.

V 6 - O Senhor conhece o caminho dos justos, Ele conhece a sua vida, conhece o seu deitar e o seu levantar, Ele não é indiferente aos seus problemas e as suas lutas, o Senhor está contigo, e coloca diante de ti um caminho perfeito e diz: andai por ele.

Você quer ser abençoado? Então andai por este caminho perfeito.

CONCLUINDO:

Existe a Palavra de Deus e o conselho dos ímpios;

Existe o Caminho Perfeito e o caminho dos ímpios;

Existe a Congregação dos justos e a roda dos escarnecedores.

Escolha o melhor para a sua vida, escolha servir a Deus.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A multidão queria fazer de Jesus um rei temporal.

Evangelho João 6 : 14-15 - A multidão queria fazer de Jesus um rei temporal.

O mundo procura seduzir com seus apelos de glória e poder.
Satanás ofereceu os reinos da terra ao Senhor Jesus. LUCAS 4 : 5 - 8.
Os homens não queriam o Salvador ( manso e humilde de coração ), queriam um rei que pudesse libertar os judeus do domínio do Império Romano, pois o Império Romano dominava toda aquela região.
Jesus não foi seduzido pelo clamor da numerosa multidão, não interessava a glória dos homens, a glória do mundo, Jesus busca a glória de Deus a glória do Pai.
Jesus sabia da intenção do mundo, do intuito maligno em proclamá-lo rei.
V. 15 - Jesus se retirou novamente, sozinho para o monte.
Jesus não atendeu ao apelo do mundo, Jesus atendeu ao apelo do Pai.
Retirou-se da multidão, Jesus nos dá o exemplo, precisamos ser imitadores de Cristo.
Jesus retirou-se, nós também precisamos nos retirar.
Retirar-se do meio deste turbilhão, retirar-se da multidão, ter um momento sozinho atendendo ao chamado do Pai.
Esta deve ser uma atitude diária, estar sozinho, momentos sozinhos, retirar-se para estar sozinho.
Devemos criar este hábito até ao ponto de sentirmos falta de estarmos sozinhos com o Pai.
Para muitas pessoas estar sozinho pode significar tristeza e solidão, para outras pessoas pode significar repouso e silêncio, ficar sozinho sem Deus seria um momento terrível, mas ficar a sós com o Pai é um momento maravilhoso.
Que este seja um profundo desejo dos nossos corações, estarmos a sós com o Pai.
Se negligenciarmos estes momentos a sós com Deus, não só nos privaremos das bênçãos de Deus como também privaremos os outros de serem abençoados por nós.
Precisamos ser nas mãos de Deus agentes abençoadores.
Não use os seus momentos de solidão para dar lugar à tristeza e a depressão.
Considere estes momentos especiais para estar com o Pai que tanto te ama, e quer ter estes momentos contigo.
Que estes momentos a sós sejam momentos de oração de reflexão e de louvor.
Tantas pessoas vivem tão agitadas no meio da multidão que nunca conseguem um momento para estar a sós, não tem um momento de paz.
Valorize estes momentos a sós.
O texto nos diz que Jesus retirou-se novamente, Jesus colocou um exemplo diante de nós.
Precisamos observar quantas vezes ele ficou a sós com o Pai.
Havia uma razão muito forte para ele nos dar este mandamento: MATEUS 6 : 6.
JESUS RETIROU-SE NOVAMENTE, SOZINHO PARA O MONTE.
FAÇA DO SEU QUARTO O SEU MONTE, UM MONTE ONDE VOCÊ SE DEDIQUE A ORAÇÃO, A REFLEXÃO, AO LOUVOR E A LEITURA DA PALAVRA.

CONCLUSÃO.

Não queira viver como vive a multidão, a procura de sinais.
Mas que a sua vida seja um sinal para a multidão, um sinal de fidelidade e de compromisso com Deus.
Faça do seu quarto, o seu monte de oração.