domingo, 13 de dezembro de 2009

TRAÇANDO SEU NOVO ANO COM SABEDORIA, BUSCANDO EM DEUS ESPERANÇA.


Texto Básico: Provérbios 16.1-3
Versículo para decorar: “Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”. Provérbios 16.3.
Os seus planos para o novo ano estão em harmonia com a vontade de Deus?
Os planos por você concebido irão glorificar a Deus? Lembre-se que não podemos investir nossas vidas em algo que não traga toda glória ao Pai Celestial.
Nós vivemos em função de metas e planos estabelecidos por nós mesmos ou por outros, não importa o contexto social que estamos inseridos. Esta é uma realidade que não podemos negar. Diante desta verdade precisamos colocar toda a nossa atenção no momento de traçarmos os nossos planos para o ano que se inicia.
É comum no inicio do ano fazermos um balanço do nosso desempenho, para sabermos qual foram os ganhos e as perdas que tivemos, para com cuidado propormos os alvos a serem alcançados no novo ano.
Devemos, portanto estar dispostos a nos submeter à verdade de Deus e a buscar a sabedoria Dele na preparação dos nossos planos, alvos e metas, a fim de que os mesmos venham trazer glória a Ele.
I. Submeta os seus planos a Deus (Provérbios 16:1-3,9; 19:21; Tiago 4:13-15).
É apropriado fazer planos, mas eles nos desapontarão se deixarmos Deus fora deles. Precisamos entender que o resultado final do que planejamos está nas mãos de Deus. Como vivemos para Ele, peçamos sua direção à medida que estabeleçamos os nossos alvos e trabalhemos em nossos projetos confiando nEle.
II. Considere a Palavra de Deus para estabelecer os seus planos (Salmo 1.1-6; 33.10,11).
Você fica frustrado com as inconstâncias que vê nos outros e em si mesmo? Deus é completamente confiável. Suas intenções nunca mudam. A Palavra de Deus nos ensina que tudo o que é bom e perfeito vem do Criador que nunca muda. (Tiago1.17). Quando se perguntar se existe alguém em que pode confiar, lembre-se de que Deus é completamente coerente. Permita que a Sua Palavra o aconselhe.
III. Mantenha o equilíbrio no desempenho do que você está realizando. (Provérbios 16.3).
Alguns confiam apenas superficialmente. Dizem que seus projetos são feitos para o Senhor, mas na verdade trabalham para si mesmos. Outros confiam temporariamente a Deus seus interesses, mas reivindicam o controle no momento que as coisas deixam de fluir da maneira que esperam. Há ainda outros que realizam uma tarefa completa para o Senhor, mas não empenham esforço pessoal e se perguntam por que não têm sucesso. Devemos manter o equilíbrio. Confiar em Deus, porque tudo depende dEle e, ao mesmo tempo, fazer a nossa parte no trabalho.
A palavra de Deus diz que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2), e que seus planos não podem ser frustrados (Jó 42:2). Portanto seja sábio em traçar os seus planos para o ano que se inicia. Nós podemos desfrutar destes privilégios. Assim sendo, projete seu novo ano na direção do Senhor para que nossas vidas LHE tragam toda honra e glória!