domingo, 23 de agosto de 2009

O PODER DO EXEMPLO.

Eu quero começar está meditação, dizendo para os pais: “Vocês estão sendo observados”.

Nós sabemos que Deus é onisciente e que de Deus por mais que queiramos, não podemos esconder nada. Ele sabe e vê todas as coisas. Mas quando eu digo que nós estamos sendo observados, eu quero chamar a sua atenção para o fato de que os seus filhos estão os observando o tempo todo. E existe um grande poder no exemplo dos pais na educação dos filhos. Vocês sabem por quê?

Porque as crianças aprendem o que vivenciam.

A maior influência que os pais exercem sobre os filhos é pelo exemplo. Pelo exemplo que dão no seu dia-a-dia. As crianças aprendem o tempo todo com os pais, aprendem coisas boas, mas também aprendem coisas ruins. Seus filhos estão prestando atenção em vocês. Talvez não ao que vocês lhes dizem para fazer, mas certamente ao que de fato vêem vocês fazerem.

Para as crianças, para os nossos filhos, nós somos o primeiro e mais importante exemplo a seguir, eles nos seguirão nos bons e nos maus exemplos. Os pais podem tentar ensinar certos valores, mas as crianças inevitavelmente absorverão aquilo que é transmitido através do exemplo dos pais. O seu comportamento, os seus sentimentos e as suas atitudes na vida diária vão exercer uma grande influência sobre a vida dos seus filhos.

Sobre os ombros dos pais, está a responsabilidade de educar os filhos.

A maneira como nós expressamos e administramos os nossos próprios sentimentos, torna-se um modelo que será lembrado pelos nossos filhos durante toda a vida deles.

“AS CRIANÇAS APREDEM MESMO O QUE VIVENCIAM, E DEPOIS CRESCEM PARA VIVER O QUE APRENDERAM.”

2 TIMÓTEO 3 : 10-11.
Timóteo era o filho na fé do apóstolo Paulo, nas duas cartas escritas por Paulo para Timóteo, ele o chama de filho, verdadeiro filho na fé.
O apóstolo Paulo tinha um grande amor por Timóteo, e esse amor o levava a instruí-lo, a exortá-lo.
Porque o verdadeiro amor, se dedica ao trabalho de educar, e verdadeiramente educar dá trabalho, leva tempo, requer paciência. Deus que nos ama, tem tido trabalho conosco, tem tido paciência conosco. Ele não desistiu de nós, por isso, pais não desistam de seus filhos, não desistam de educá-los, de amá-los, de investir neles.

O apóstolo Paulo lembra a Timóteo para que permaneça nas coisas que aprendeu.

E o que Timóteo aprendeu do apóstolo Paulo, foram os ensinos da fé cristã; foi uma conduta exemplar; um propósito firme; uma fé inabalável e sincera; paciência; amor; perseverança; e a suportar os sofrimentos por amor a Cristo e a obra de Deus.

Meus irmãos: vamos nos esforçar para exercer uma influência positiva na vida dos nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário