segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O PAI E A INFLUÊNCIA NA VIDA DOS FILHOS – PROVÉRBIOS 4 : 1 - 5


Podemos ler nestes versículos, a preocupação do pai, para que o filho esteja atento a toda instrução que recebe. E como é gratificante ver pais preocupados com a educação e instrução dos filhos e principalmente quando esta preocupação leva os pais à ação, a tomar alguma atitude.
Existe um movimento cristão das mães que oram pelos filhos. Poderia existir também um movimento de pais que orem pelos filhos, pelas esposas, por toda família. Mães orando pelos filhos; pais orando por toda a família: esposa, filhos. Verdadeiros sacerdotes em seus lares. A Bíblia nos diz que o homem é o cabeça da casa, do lar, da família.
V 1 – Mas quando os pais não se sentem em condições de instruírem seus filhos, quando o laço da afetividade já se afrouxou. A distância impede a instrução e quando as palavras não causam mais impacto, a palavra do pai não condiz com o viver diário, com o cotidiano. “Saibam que as palavras marcam; mas o exemplo marca muito mais.”
A maior influência que os pais exercem sobre os filhos é pelo exemplo. Pelo exemplo que dão no seu dia-a-dia. As crianças aprendem o tempo todo com os pais, aprendem coisas boas, mas também aprendem coisas ruins. Seus filhos estão prestando atenção em vocês. Talvez não ao que vocês lhes dizem para fazer, mas certamente ao que de fato vêem vocês fazerem.
V 3 – “em companhia de meu Pai” – Salomão ( um sábio ) filho do rei Davi, guardou na lembrança este momento. ( quando eu era filho em companhia de meu pai ) ou ( quando eu era menino ainda pequeno ele me ensinava ).
Quantas lembranças nós temos do passado, quantas lembranças de momento ou situações que nos machucaram, que nos fizeram chorar, mas, também quantas lembranças boas.Eu me lembro quando pedia a benção do meu pai. Ele partiu para estar com Jesus quando eu tinha 10 anos de idade, mas eu me lembro.
Meus amados, não repitam com os seus filhos os mesmos erros dos seus pais. Guarde as boas lembranças, e esqueça o resto, perdoe e não guarde nenhuma magoa. Valorize os momentos bons, mesmo que tenham sido poucos, mas não repitam os mesmos erros.
Seja um pai companheiro, de a mão ao seu filho, coloque o braço sobre os ombros dele e diga que o ama e que ele ou ela é muito importante para você, pai. Instrua os seus filhos no Caminho do Senhor.
Que você pai, aprenda a caminhar por este Caminho do Senhor, para que você possa ensinar aos seus filhos. Se durante a sua vida você não recebeu a instrução da Palavra de Deus, tome uma decisão de aprender, e aprenda junto com os filhos.
Nós que somos pais, precisamos de muita sabedoria para instruir os nossos filhos a viver com dignidade e no temor do Senhor, quando nos falta sabedoria, peçamos a Deus que nos promete dar liberalmente. Eu preciso da sabedoria de Deus para criar minha filha.
E que nesta sabedoria que vem do alto, vem de Deus, nos aproximemos de Cristo Jesus para termos vida, pois só Jesus pode nos dar graciosamente a vida eterna, e nos elevar da condição de criatura de Deus, para a condição de filhos de Deus.
Evangelho de João 1 : 11,12,13. – E você na condição de filho de Deus possa ensinar ao seu filho o SHEMÁ que diz assim: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor”.
E o mandamento mais importante: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”
E que os pais e os filhos, toda a família estejam debaixo das mãos protetoras de Deus. Entregue a sua vida a Cristo para que você seja salvo e possa dizer: EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR.

Um comentário:

  1. Que Deus te abençoe meu irmão,vivemos hoje em uma sociedade onde os relacionamentos entre pais e filho é por muitas vezes pequeno, onde as familias estão totalmente desestruturadas pela falta do exemplo,tanto em lares cristãos quanto em não cristãos,mas lhe agradeço por sua mensagem que vem trazendo o verdadeiro papel dos pais na familia.

    ResponderExcluir