terça-feira, 8 de março de 2011

Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa. No andar de cima havia um quarto com janelas que davam para Jerusalém. Daniel abriu as janelas, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia. Os inimigos de Daniel foram juntos até a casa dele e o encontraram orando ao seu Deus. (Daniel 6:10,11).

Na correria do dia-a-dia não estabelecemos nossas prioridades. A prioridade número um é estar a sós em comunhão com Deus. Por que isso é importante? Desfrutamos da comunhão com Ele, vivemos para agradá-lo, descobrimos princípios para a vida diária e passamos a ver a vida com os olhos de Deus. O momento a sós com Deus é uma verdadeira escola, o Senhor é o nosso professor e nos ensina por meio de seu Espírito através da Palavra.

A razão mais importante do momento a sós com Deus é desfrutar de sua presença e agradá-lo (Sl 40.8; Hb 10.7), saber a vontade Dele e manter um relacionamento especial com o nosso Deus (Mc 3.31-35).

A nossa devocionalidade se reflete no nosso cotidiano, a minha maneira de viver reflete quanto tempo eu passo a sós com meu Deus.

Porque devemos ter uma vida devocional sadia:

  1. Ele procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. (Jo 4. 23,24).
  2. Recebemos direção para a vida. ( Jo 16.13).
  3. Obtemos respostas para as nossas orações. ( Jo 15.7).
  4. Discernimos verdade de erros. ( Jo 17.15-17).
  5. Experimentamos o seu amor de forma constante. ( Jo 17.23,26).

Nada deve justificar a falta desse precioso tempo em nossas vidas, assim como precisamos de oxigênio, nós precisamos de Deus. Nosso Senhor Amado Jesus Cristo teve seus momentos a sós com Deus, Ele orava constantemente, principalmente antes de tomadas de grandes decisões. Devemos evitar a superficialidade em nosso relacionamento com o Pai, não ter tempo para Deus é a grande tragédia dos nossos dias atuais, pagamos caro por não passarmos tempo de qualidade na presença de Deus.

Como ter um momento a sós com Deus? Primeiro comece com uma atitude correta, abrigando em seu coração um desejo sincero de andar diariamente com Deus e conhece-lo mais profundamente conforme Ele se revela na Palavra. Segundo, se prepare para vencer os vários empecilhos que existem e os que surgirão tentando te desviar. Entre eles estão à mudança de hábitos quanto a horários e atividades. A prioridade é de Deus, seja perseverante e determinado, seja disciplinado e regular no seu momento a sós com o Pai.

Faça orações de afirmação: todos os dias, dedique a si mesmo de novo ao Senhor, diga-lhe que você o ama e peça-lhe para ajudar seu desejo por um relacionamento mais profundo com Ele e um caminhar mais próximo dele. E, depois, busque a face do Senhor para que você, como o salmista também diga: “A teu respeito diz o meu coração: Busque a minha face! A tua face, Senhor, buscarei” (Salmo 27.8).

Ninguém é suficientemente forte para dizer que não precisa de Deus e ninguém é fraco o bastante para dizer que não consegue chegar até Ele. Todos nós precisamos do Senhor.

Nada é mais benéfico para seu crescimento cristão do que a meditação consistente e diária sobre as escrituras, e com isso, não me refiro apenas à leitura da Palavra de Deus ou ao estudo dela. Cada versículo da Bíblia é uma pepita brilhante, e nós, quando meditamos sobre a Palavra de Deus, armazenamos ouro nos tesouros de nosso coração, armazenando-a em nossa mente, meditando sobre ela, visualizando-a e personalizando-a até que as palavras consigam abrir caminho para se instalar em nosso estilo de vida diário.

“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.” (Mateus 6. 6-8).


2 comentários:

  1. Obrigado Valter por incentivar uma vida devocional mais intensa e profunda.

    Pedro Lima

    ResponderExcluir
  2. Meu amado Pedro, eu sei que você também é um semeador de boas Palavras, um grande abraço!

    ResponderExcluir