quarta-feira, 16 de março de 2011

A importância do Antigo Testamento para a caminhada da Igreja.

Entre as declarações protestantes de confiança na verdade e na confiabilidade das Escrituras, a da confissão de Fé de New Hampshire é majestosa e inequívoca. Aquela afirmação batista diz: "Nós cremos que a Bíblia Sagrada foi escrita por homens divinamente inspirados, e que é um perfeito tesouro de instrução celestial; que Deus é o seu autor, a salvação o seu propósito, e a verdade, sem qualquer mistura de erro em sua essência revela os princípios pelos quais Deus irá julgar-nos, e então é, e irá permanecer até o fim do mundo, o verdadeiro centro da união cristã, e o padrão supremo pelo qual toda a conduta humana, credos e opiniões devem ser testados”.

É muito fácil esquecer que a declaração radical da Bíblia sobre inspiração “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra” – 2Tm 3:16,17. Este texto foi escrito a respeito do Antigo Testamento, a única Bíblia que os cristãos possuíam no início do cristianismo.

Quando lemos o Antigo Testamento, estamos lendo a Bíblia que Nosso Senhor Jesus Cristo lia e usava quando pregava na sinagoga. Ele reverenciava cada “jota ou til” da Bíblia Hebraica. No Evangelho de Lucas encontramos o texto onde Jesus encontra seus discípulos no caminho de Emaús, e Jesus fala a respeito do que estava escrito desde Moisés e por todos os profetas. “Ó néscios, e tardios de coração para crer em tudo o que os profetas disseram! Não era necessário que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.”

Na caminhada cristã devemos dar a mesma importância que Jesus e os cristãos primitivos davam ao Antigo Testamento, vivemos e nos movemos em uma nova aliança que foi prometida e confirmada na antiga aliança. O estudo das teorias sobre o antigo testamento não deve nos mover do local seguro que é a Rocha sobre a qual edificamos a nossa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário